A invasão de alienígenas vindos de Marte habita o imaginário das pessoas desde que o rádio, o cinema e depois a televisão foram inventados, mas o que a humanidade está vendo hoje no YouTube é justamente o contrário: sondas orbitais e rovers vasculhando a atmosfera e o solo do planeta vermelho em busca de vida – nem que seja vida microbiana que tenha existido há bilhões de anos. Trata-se de uma invasão conduzida por cinco nações diferentes: Estados Unidos, União Europeia, China, Índia e Emirados Árabes Unidos.
A sonda Al Amal (Esperança), dos Emirados Árabes, e a nave chinesa Tianwen-1, com sonda orbital e rover, chegaram a Marte há poucos dias, seguidas ontem pelo pouso do Perseverance, rover que está pronto para começar a fazer sua travessia na promissora cratera Jezero, em cujas pedras a Nasa busca encontrar prova de vida microscópica. As três missões, no entanto, estão vindo se juntar a oito operações que estão em andamento. São elas:
Com a chegada de Al Amal, Tianwen-1 e Perseverance, Marte está sob uma ocupação e tanto. E isso sem contar as dezenas de sondas enviadas há décadas e que pararam temporariamente de transmitir ou foram desativadas. Com tamanho empenho de milhares de profissionais de tantas nações, os mistérios do planeta vermelho serão aos poucos revelados neste e nos próximos anos. É o que esperam a comunidade científica e toda a humanidade.